quarta-feira, maio 05, 2010

‘Call of duty’ anunciam parceria com a EA

Os criadores da franquia de sucesso “Call of duty”, que foram demitidos da Activision Blizzard no mês passado, lançaram um novo estúdio nesta segunda-feira (12). Durante o lançamento do Respawn Entertainment, Jason West e Vince Zampella aproveitaram para anunciar uma parceria com a Electronic Arts, rival da Activision.

De acordo com o anúncio, o novo estúdio contará com uma equipe de “designers, artistas e engenheiros de nível internacional” para desenvolver games que terão “direitos de distribuição e publicação em todo o mundo” concedidos “exclusivamente” para a EA.

“Respawn Entertainment marca um novo começo para Jason e eu”, disse Zampella, em comunicado. “Durante a última década, lideramos uma grande equipe de desenvolvimento e demos nossa alma para criar uma franquia de jogo épico no formato de tiro em primeira pessoa. Hoje nós esperamos fazer tudo isso de novo – abrir um novo estúdio, contratar uma grande equipe, e criar novos jogos com um novo parceiro, a EA”, completou.

O lançamento do estúdio Respawn Entertainment, que ficará baseado em Encino, na Califórnia, vem um mês após a demissão da dupla da Activision.



Em ação na justiça norte-americana, a Activision Blizzard acusa os dois ex-executivos - diretores do estúdio Infinity Ward - de tentar prejudicar os ativos da companhia e de ameaçar o futuro da série “Call of duty”.

Segundo a ação, West e Zampella eram insubordinados e atuavam para interesse próprio, tendo negociado com concorrentes enquanto ainda estavam sob contrato, e teriam tentado impedir a Activision de conceder bônus aos funcionários da Infinity Ward para facilitar que estes fossem “roubados” quando os dois fundassem sua própria empresa.

A Activision também acusou West e Zampella de terem mantido “reféns” versões do jogo “Call of duty” para conseguir suas demandas. Os dois executivos também entraram com uma ação contra a antiga empregadora, buscando US$ 36 milhões em royalties e danos.

O sexto jogo da série, “Call of duty: modern warfare 2”, foi lançado no final do ano passado e vendeu quase 12 milhões de unidades nos Estados Unidos, Japão e Grã-Bretanha, ainda em 2009. O game estabeleceu o recorde de mais vendido no dia de lançamento, com 4,7 milhões de cópias e estimados US$ 310 milhões.

Após a demissão dos dois executivos, a Activision criou uma nova unidade para a série “Call of duty”. Um novo jogo será lançado no segundo semestre deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário